domingo, 15 de agosto de 2010

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE ARTES VISUAIS

DADOS GERAIS
Curso: Licenciatura em Artes Visuais
Professora formadora: Noeli Batista

Disciplinas Ateliê de Poéticas Contemporâneas Ateliê de Arte e Tecnologia II – Diálogos Intermidiáticos
Carga horária 92h 92h
Ano Letivo 2º semestre/2010
Ementa Desenvolvimento do fazer artístico em variadas linguagens e manifestações; Laboratório de pesquisa sobre as poéticas contemporâneas; Investigação de inter-relações entre cultura erudita, popular e indústria cultural. Análise do processo histórico de articulação da arte e tecnologia e seus reflexos na produção artística contemporânea, com foco no cibercultura. Abordagem de conceitos de autoria, interatividade, hipertexto, manipulação, apropriação, hibridação. Desenvolvimento de pesquisas e experiências relacionadas à web arte.
Justificativa O estudo proposto neste ateliê tem como justificativa rastrear a arte que é apresentada hoje em espaços legitimados tais como Bienais, salões de arte e exposições de arte contemporânea. Tal rastreamento é direcionado a compreensão de um posicionamento diante de uma realidade pós-moderna e tecnológica caracterizada por mudanças velozes e drásticas. Este ateliê apresenta como proposta a compreensão das produções artísticas relacionadas às tecnologias digitais, que se desenvolveram a partir dos processos de modernização tecnológica por que passou a sociedade contemporânea.
Objetivos • Compreender o contexto histórico no qual se desenvolveu a Arte Contemporânea;

• Identificar os elementos definidores da Arte Contemporânea;

• Relacionar fazer característico da Arte Contemporânea em suas variadas linguagens e manifestações artísticas.
• Compreender os processos que movem a dinâmica histórica da arte a partir da segunda metade do século XX em suas relações com o desenvolvimento tecnológico, e a consolidação da cibercultura;

• Ampliar conhecimentos sobre a presença da arte na internet e a produção específica de web arte, utilizando meios de navegação e pesquisa específicos.

• Trabalhar com os recursos disponíveis na rede web para o desenvolvimento de experimentos pessoais criativos.

• Compreender e valorizar a interatividade como meio de novas relações no campo da arte.
Conteúdo Programático Unidade 1 – A Nova Iconografia
O Novo Realismo; O Neo-Dadaísmo; A Arte Pop.

Unidade 2 – Tendências Redutoras
A Op-Art; O Minimalismo; O Pós-Minimalismo; A Arte Povera; A Arte Conceitual.

Unidade 3 – Novos Meios e Linguagens
Intervenções na natureza e no meio urbano; O Happening; A Performance; Fotografia e Vídeo

Unidade 4 – Dos 80 para Cá
Neo-expressionismo; Transvanguarda; O Neoísmo; Arte e Tecnologia/ Arte e Ciência. Unidade 1 – Cibercultura e Ciberspaço
Possibilidades e limites; O blog como espaço pessoal.

Unidade 2 – Lugares de Arte na Internet
O lugar real e o lugar virtual; Tipologias dos espaços de arte;

Unidade 3 – Web Arte
Conhecendo a web arte; O regime visual da web arte e suas possibilidades.

Unidade 4 – Hipertexto
Hipermídia: usos do hipertexto na internet; Experimentando o hiperlink.

Unidade 5 - Interatividade e Mídias Locativas
Explorando a interatividade; Mídias locativas e seus usos na arte.




6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

As atividades serão desenvolvidas de forma interdisciplinar com as disciplinas Estágio Supervisionado 3 e Questões Multiculturais para o Ensino de Arte.

7. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Coerência nas atividades propostas e participação nos fóruns.


8. CRONOGRAMA/PLANEJAMENTO INTEGRADO – (Plano de ação 2º Semestre/2010)

Período Ateliê de Poéticas Contemporâneas e Diálogos Intermidiáticos Estágio Supervisionado 3/ Questões Multiculturais para o Ensino de Arte
02 a 05/08 Assista aos vídeos postados na Galeria de Vídeos e:
1. Escolha um dos vídeos expostos;

2. Pesquise um texto poético que tenha relação com o vídeo escolhido. Poste no Fórum de geral – Etapa 1:
a. Título do vídeo;
b. Descrição do vídeo;
c. Texto escolhido;
d. Justificativa pela escolha.
e. Referência bibliográfica:
i. SOBRENOME, Nome. Título do livro. Cidade: Editora, ano.
ii. (AUTOR, Ano, p.) • Leitura: Texto completo de Questões Multiculturais para o Ensino de Artes (fazer um resumo do texto para discussão no presencial).

• Fórum: questão deflagradora:

Para Refletir, p. 62

Ao longo deste curso, nas diversas disciplinas, você foi instigado (a)
a realizar imersões e mapeamentos na sua cidade e conhecer seus atores.
Vamos relembrar quais foram estes momentos e o que eles trouxeram para
a sua aprendizagem?



06 e 07/08 Sexta feira:
• Apresentação dos vídeos dos alunos realizados no Ateliê de Arte e Tecnologia - Fotografia e Vídeo (semestre passado);
• Exibição do curta “EIXO”.
• Vídeo – apresentação da dinâmica das disciplinas de Poéticas Contemporâneas e Ateliê de Arte e Tecnologia II – Diálogos Intermidiáticos.
o Esta ação será mediada pelos tutores das disciplinas de ateliê.
Sábado
• 8:00 as 10:00:
o Disciplina Psicologia da Arte;
• 10:30 as 12:00 (espaço comum às 4 disciplinas):
o Revisão do percurso Estágio 2 – problematização;
o Construção do blog (conceitual e práticas) – explicar que o blog vai abrigar de todas as disciplinas (tutores das disciplinas Poéticas e Diálogos Intermidiáticos com a ajuda dos tutores de Estágio 3);
o Exercício – Elaboração de uma carta (1 lauda) respondendo a seguinte questão:
Como me vejo na cidade, como vejo a cidade em mim?

• 10:00 as 16:00:
o Leitura da carta – (leitura filmada) e discussão sobre pontos de encontro e desencontros, estranhamentos que as leituras provocaram.
 A leitura será filmada. O enquadramento da câmera será a escolha do leitor. Para a filmagem da leitura poderá ser utilizado câmeras fotográficas, filmadoras, aparelhos celular entre outros aparelhos capazes de gravar imagens em movimento.

• 16:30 as 17:30:
o Apresentação do Power Point – conexões entre as três disciplinas;
o Proposição do exercício – Percurso (apresentar a proposta “passo a passo”).
09 a 31/08 Pesquise na Internet a Carta das Cidades Educadoras. Após a leitura, produza uma imagem fotográfica (imagem fixa) nos seguintes critérios:
1. Pesquise nas Unidades 1 e 2 da disciplina Ateliê de Poéticas Contemporâneas, dentre as tendências apresentadas, um artista que tenha desenvolvido sua poética em diálogo com o tema cidade. Para tal exercício é essencial que você amplie o espaço de consulta para além do texto base. É critério que o artista seja escolhido a partir do texto indicado para leitura.

2. Para a produção da imagem você poderá utilizar qualquer técnica artística bem como a combinação de diferentes possibilidades, desde que faça referência ao artista escolhido. Na sequência, publique no seu Blog Pessoal (construído no Encontro Presencial) as seguintes informações:

• Link do vídeo escolhido;
• Texto poético;
• Leitura da carta produzida no encontro presencial;
• Imagem fotográfica.
• Produza um texto de 15 linhas justificando a importância do uso da ferramenta Blog. Leia a Unidade 1 – Cibercultura e Ciberespaço da disciplina Ateliê de Arte e Tecnologia II: Diálogos Intermidiáticos para justificar o texto produzido.

1. Será aberto fórum para registro de data de postagem da atividade no Blog. Unidade 1
• Leitura: Unidade 1 do Material de Estágio 3 (fazer resumo da unidade)
• Realização da Caminhada “tornar o familiar estranho”. Pg. do texto da disciplina
• Fórum de dúvidas/orientação e discussão da realização do percurso.
• Leitura da carta cidade educadora (reflexão)
• Postar o vídeo/áudio (relato) no Blog comum às disciplinas.
• Fórum Questões Multiculturais:
o Ao andar pela cidade reflita sobre a experiência estética do caminhar, o que ela provoca, incomoda e/ou agrada em você. Considere a cidade como um relato aberto! Este fórum estará aberto para discutirmos sobre a experiência do caminhar pela cidade. Com isso estabeleça relações entre seu caminhar e a Unidade 1 de nossa disciplina de Questões Multiculturais. Lembre-se que na Unidade 1 o autor nos apresenta as principais idéias da filosofia pragmatista destacando/propondo novas formas de pensarmos o ensino de arte. Destaque no mínimo 2 pontos da Unidade 1.

01 a 30/09 • 03 e 04/09 – Web Conferência (Sugestão de tema: palestra dos autores...)
Leia a Unidade 2 – Lugares da Arte na Internet da disciplina Diálogos Intermidiáticos. Na sequência pesquise nos sites citados (ou similares) uma poética artística que tenha ligação com o tema Cidade.

1. Tendo esta poética artística como referencial compositivo construa um “trailer” com o tema Cidade Educadora. Este trabalho será composto por imagens fixas e em movimento captadas durante o Processo Etnográfico proposto na disciplina de Estágio Supervisionado 3. O texto Leitura Inspirada, que será produzido na disciplina Questões Multiculturais para o Ensino de Arte orientará esta produção.

2. Na sequência, defina uma temática específica (porta de entrada) a partir do tema geral: Cidade Educadora. O “trailer” deverá mostrar como você chegou a este tema específico.

3. Este trabalho deverá ser apresentado em formato de seminário no Encontro Presencial do mês de outubro. Unidade 2 (01/09 a 30/09)
• Leitura da Unidade 2
• Escolha da “porta de entrada” ou tema específico para a elaboração do projeto de estágio.
• Entrando pela porta – realização da investigação etnográfica (ver orientações no material)
• Fórum – Problematização da p. 62, refletindo sobre a mola p. 70:
o Vemos, assim, a cidade enquanto um espaço potencialmente possível de ser um lugar que educa, pois este lugar está carregado de símbolos, saberes e fazeres impregnados nas suas construções, na sua arquitetura, nos jeitos singulares do seu povo, mas suas tradições e costumes. Este é um lugar para se estabelecer diálogos, trocas, sejam elas simbólicas, afetivas, cognitivas; é lugar de reencontro junto ao outro e no outro, de modo que espaços internos e externos se abram para que o outro também se encontre em nós. Este processo de encontro com a cidade e o outro é o centro dos caminhos da nossa formação nesse estágio.
• Apresentação de uma narrativa a ser trabalhada nas disciplinas de ateliê, já mostrando o tema específico/ou porta de entrada. (trailer) (isso será trabalhado na disciplina de ateliê)

• Exercício reflexivo: Questionário com questões propostas no material – (postar o questionário) Incluir no questionário a problematização da p. 69, avaliação comparativa dos quatro exemplos citados.

• Fórum Leitura Inspirada e Leitura Metódica:

o Realize uma leitura inspirada e uma leitura metódica da “porta de entrada” escolhida por você na disciplina de estágio.
o Você encontrará referencia sobre este assunto no nosso material de Questões Multiculturais na página 165.
o Obs.: aqui será um fórum de resposta simples para que vocês visualizem as leituras dos colegas.

01 a 15/10
• Leia a Unidades 3 – Novos Meios e Linguagens da disciplina Poéticas Contemporâneas.
o A partir da leitura eleja um artista que tenha sua prática artística relacionada ao tema específico (porta de entrada) escolhido por você. Unidade 3
• Leitura da Unidade 3
• Construção de uma Proposta Artístico Pedagógica em Artes Visuais a partir de sua “porta de entrada”. Observar a proposição da atividade em diálogo com as poéticas contemporâneas.
o O diálogo refere-se a escolha do artista e proposta artística a partir da leitura da Unidade 3 – Novos Meios e Linguagens da disciplina Poéticas Contemporâneas.
• Essa proposta inicial deverá ser apresentada no presencial do dia 15/10.
• Obs.: Ter a Unidade 3 como critério de metodologia para desenvolvimento da proposta. Atentar para os quadros “saiba mais” p. 74, nos 8 passos de Jurema Sampaio e o quadro “plano de ação”. (prazo 15/10).

15 e 16/10 Seminário integrado (Ateliês, Questões Multiculturais e Estágio)
• Apresentação do seminário:
o Apresentar o trailer desenvolvido na disciplina de Ateliê;
o Apresentar as propostas de Leituras, desenvolvida na disciplina Questões Multiculturais para o Ensino de Arte;
o Apresentar a Proposta Artístico Pedagógica em Artes Visuais desenvolvida na disciplina Estágio Supervisionado 3.
17 a 30/10 • Leia as Unidades 3, 4 e 5 da disciplina Diálogos Intermidiáticos. Planeje a interface de um site (lugar na internet) onde você apresentaria a Proposta Artístico Pedagógica em Artes Visuais, desenvolvida na disciplina Estágio Supervisionado 3. Não se esqueça de privilegiar o pensamento relativo aos diálogos, ou seja, que propostas de interação a interface do seu site apresentará como proposta¿
• Fórum de Acompanhamento do desenvolvimento da ação.
• Sistematização da proposta – definição e finalização, postar no Blog até dia 30/10.

01/11 a
19/11 Desenvolvimento da Proposta Artístico Pedagógica em Artes Visuais que integrará a estrutura do Projeto Web Arte – Porta de Entrada.
o Paralelo ao desenvolvimento da poética contemporânea equipe de suporte vai construir uma estrutura para o Projeto Web Arte. Esta estrutura irá abrigar a polifonia das experiências por meio de depoimentos de: alunos, tutores, formadores, e demais pessoas desenvolvidas, espectadoras, formando uma colcha de retalhos de Diálogos Intermidáticos. • Ação – desenvolvimento do Projeto;
• Fórum de acompanhamento da ação.
22/11 a 02/12 Montagem e Finalização do Site “Porta de Entrada”;
Avaliação do processo desenvolvido. • Avaliação – critérios as considerações finais p. 79.

9. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

COTRIN, Cecília. FERREIRA, Glória. Escritos de artistas – Anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
DE FUSCO, Renato. História da Arte Contemporânea. Lisboa: Editorial Presença, 1988.
DOMINGUES, Diana (org.). A Arte no século XXI. São Paulo: UNESP, 1997.
JANA, Reena. TRIBE, Mark. Arte y nuevas tecnologias. Colônia: Taschen, 2006.
MORAIS, Frederico. Panorama das Artes Plásticas. Séculos XIX e XX. São Paulo: Instituto Cultural Itaú, 1989.
MORRIS, Catherine. The essential Cindy Sherman. N. York: Abrams, 1999.
RESTANY, Pierre. Os novos Realistas. São Paulo: Perspectiva, 1979.
RUSH, Michael. New Media in late XXth century. London: Thames & Hudson, 1999.
BREA, José Luis. Cultura_RAM: Mutaciones de la cultura em la era de su distribuición eletronica. Barcelona, Ed.Gedisa, 2007.
GIANNETTI, Claudia. Estética Digital B. Horizonte, C/Arte, 2006. CARRILLO, Jesús. Arte en la red. Ensayos Arte Cátedra, Madrid, 2004.
GRAU, Oliver. Arte Virtual. Da ilusão à imersão. São Paulo: Editora UNESP, SENAC São Paulo, 2007.
JOHNSON, Steven. Cultura da Interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
LEÃO, Lucia. (org.). O Labirinto da Hipermídia. São Paulo, Editora Iluminuras, 1999. Cibercultura 2.0. São Paulo: U.N. Nojosa, 2003.
LEMOS André. Cibercultura. Tecnologias e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2004. LEMOS, André; CUNHA, Paulo (org.). Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003.
NUNES, Fabio Oliveira.Ctrl+Art+Del: distúrbios em arte e tecnologia. São Paulo: Perspectiva, 2001.
SANTAELLA, Lúcia. BARROS, Ana (orgs.). Navegar no ciberespaço. O perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.